Rainha universal juvenil e sub 23 em 2019, Marín iniciará sua trajetória contra a bielorrussa Mariya Gerginova Oryashkova nas oitavas de final, como última possibilidade para ampliar o número de 12 vagas da luta cubana rumo aos Jogos de Tóquio. Se vencer, a monarca olímpica da juventude de Buenos Aires 2018 enfrentará a vencedora da luta entre a turca Yasemín Adar e a equatoriana Génesis Rosangela Reasco pela vaga nas semifinais.
Além da antilhana Marín e da equatoriana Reasco, aparece entre as 21 gladiadoras da divisão a colombiana Tatiana Renteria e a venezuelana María José Acosta.
No primeiro encontro do pré-olímpico, Cuba esteve perto de garantir vagas a Tóquio, após a eliminação das libristas Reineri Andreu (57 kg) e Yurieski Torreblanca (86 kg).
O Japão adicionou duas vagas e a Rússia acrescentou uma para completar a equipe inteira no estilo livre; enquanto, Índia, Itália, Romênia, Belarus, Ucrânia, Grécia, Eslováquia, Mongólia e Polônia celebraram os passaportes restantes do dia de abertura na competição de qualificação em Sofia.
O evento eliminatório da Bulgária premia os dois últimos lugares por categoria para o torneio dos cinco anéis de Tóquio, programado para ser realizado entre 23 de julho a 8 de agosto.
mem / yma / cm