Estas quatro equipes conseguiram os seus bilhetes para o Campeonato do Mundo de 2021 na Lituânia, previsto para o período de 12 de setembro a 3 de outubro, após o adiamento em 2020 devido à situação de saúde global causada pelo Covid-19.
Os Ticos chegaram à final eliminando os Canaleros por 3 a 1, com gols de Daniel Gómez (dois) e Mainor Cabalceta, enquanto os perdedores festejaram por intermédio de Carlos Pérez.
Assim, a Costa Rica buscará sua quarta coroa na área da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, após ter sido proclamada em 2000, 2012 e na edição anterior em 2016.
Enquanto isso, o time norte-americano dominou por 5 a 4 nas disputas de pênaltis para o time local, após um empate em 2 a 2 nos períodos regulamentares na quadra do Sports Dome, cujas portas estão fechadas para impedir o ataque da pandemia.
A luta nesta capital teve o tiro de largada na última segunda-feira com 13 países divididos em quatro grupos eliminatórios: Guatemala, Trinidad e Tobago e República Dominicana em (A); Panamá, México e Suriname (B), Costa Rica, Canadá e Haiti (C) e Cuba, Estados Unidos, El Salvador e Nicarágua (D).
O torneio mundial da Lituânia contará com 24 nações divididas em seis chaves, e a Argentina vai expor o reinado que conquistou na Colômbia em 2016, quando dominou a Rússia por 5 a 4 na despedida da competição.
oda / jdg / fav