Na convocação da reunião, a Casa Presidencial indica que participarão representantes das esferas de cultura, negócios, turismo, esportes, da Conferência Episcopal e da Aliança Evangélica.
A reunião dará seguimento às linhas de trabalho conjunto propostas nas reuniões realizadas na última sexta-feira e sábado.
A reunião responde a um alerta do Fundo de Previdência Social da Costa Rica (CCSS, responsável pela saúde pública) sobre a crítica situação hospitalar enfrentada pela Costa Rica pelo Covid-19.
‘O CCSS nunca teve mais de mil pacientes hospitalizados para o mesmo diagnóstico em 80 anos de existência’, disse o presidente executivo daquela entidade, Roman Macaya, em um vídeo postado nas redes sociais.
Ele disse ter informado o Presidente Carlos Alvarado, o Ministro da Saúde Daniel Salas e o chefe da Comissão de Emergência Alexander Solis sobre esta condição crítica nos centros de saúde do CCSS pelo aumento explosivo nos casos de Covid-19 diariamente.
Este aumento acelerado das infecções está pressionando os serviços de consulta e hospitalização que excedem a capacidade instalada ótima, disse ele e referiu que o alerta a estas autoridades foi decidido pelo órgão de gestão integral do CCSS e pelo Centro de Atenção a Emergências e Desastres (CAED).
Macaya explicou que esta situação ‘cria enormes desafios de atendimento oportuno e de qualidade para pacientes Covid e não Covid, em alguns casos atrasando até mesmo a transferência de pacientes devido à falta de leitos’.
A nota assinada pelo órgão gestor pleno e pela CAED afirma que o CCSS está passando pela difícil situação de saturação dos serviços hospitalares devido ao comportamento exponencial dos novos casos de Covid-19, que desde 27 de abril excedeu os 359 leitos de terapia intensiva definidos como uma meta para os pacientes com esta doença.
jf/ale/vmc