Os hackers ficaram totalmente offline na sexta-feira e roubaram mais de 100 GB de dados do Oleoduto Colonial, que transporta mais de 2,5 milhões de barris por dia – 45% do combustível usado pelos aviões da Costa Leste.
A ação pode afetar o mercado de petróleo e analistas consideram que os preços dos combustíveis podem aumentar entre dois e três por cento na segunda-feira, embora o impacto possa ser maior se o corte for prolongado.
As autoridades informaram que o decreto emergencial vai facilitar o transporte do combustível por outros meios, principalmente rodoviários.
Isso resolveria a crise que afeta ‘o fornecimento de gasolina, diesel, querosene de aviação e outros produtos refinados de petróleo nos estados afetados’, explica um comunicado do Departamento de Transportes.
A situação atinge 17 estados do país e o decreto suspende as restrições temporais existentes para o transporte rodoviário de combustíveis.
De acordo com a Digital Shadows, uma empresa de segurança cibernética com sede em Londres que rastreia criminosos cibernéticos globais, citada pela BBC Mundo, o ataque ocorreu porque os hackers encontraram uma maneira de filtrar o grande número de engenheiros que acessam remotamente os sistemas de controle do pipeline.
agp/lb/jcfl