Ao falar na televisão cubana, o pesquisador principal dos testes clínicos desta injeção, Arturo Chang, explicou que o estudo da mesma era excelente e se desejava demonstrar sua segurança em várias faixas etárias.
O Soberana Plus é capaz de elevar os anticorpos dessas pessoas, destacou Chang.
Há evidências científicas de que os seres humanos podem ser reinfectados com o vírus SARS-CoV-2, causador da doença, e Cuba trabalha para proteger também os convalescentes, frisou o especialista.
O Soberana Plus foi desenvolvido para pessoas que já foram vacinadas e uma dose é suficiente para aumentar sua proteção, explicou Chang.
Ele esclareceu que o placebo está presente na fase II do ensaio clínico Soberana Plus como parte das boas práticas que devem ser seguidas do ponto de vista científico, como a demonstração da hipótese de que a vacina candidata é imunogênica.
O cientista tirou a dúvida sobre a ligação entre o injetável e a hipertensão.
Ele enfatizou que a vacina candidata não aumenta a tensão, as pessoas que fizeram referência a esse ponto já eram hipertensas, só não sabiam disso.
Após a injeção do Soberana Plus, é necessário manter o autocuidado, o distanciamento físico e o uso correto da máscara, lembrou Chang, e afirmou que o nível de eficácia da vacina candidata ainda precisa ser avaliado.
Referindo-se à gama globulina, ele explicou que ela é obtida de plasma extraído de pacientes já vacinados com Soberana Plus.
Em Cuba existe uma grande experiência na produção de gamaglobulina hiperimune, que nada mais é do que a purificação de anticorpos específicos contra uma doença.
‘São obtidos de doações de pessoas que possuem grande quantidade de anticorpos e, portanto, por ter a droga na forma de um anticorpo purificado, evita-se as complicações que as transmissões plasmáticas apresentam.
‘Ao mesmo tempo, doses mais altas de anticorpos protetores podem ser administradas como se fosse uma transfusão de plasma’, argumentou.
A vacina candidata mambisa, como a Soberana Plus, destina-se ao uso em convalescentes da Covid-19 e também serviria como dose de reforço para outros injetáveis.
Este medicamento está sendo avaliado por autoridades regulatórias para ensaios clínicos, e uma das diferenças com outros candidatos é sua aplicação nasal.
agp/joe/bj