Vivemos a liberdade de imprensa irrestrita, gozamos de boa saúde em relação à liberdade de expressão, afirmou o secretário da Confederação dos Trabalhadores da Imprensa, Héctor Aguilar, por ocasião da comemoração do Dia do Jornalista Boliviano.
Em declarações esta manhã ao programa Siete a las Seis, da Tv Bolívia, o executivo agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Governo do Presidente Luis Arce para o cumprimento de várias tarefas fundamentais, frisou.
Os colegas da mídia têm a oportunidade de divulgar seus pontos de vista, opiniões e, se for o caso, criticar, destacou, por sua vez, a presidente da Associação Boliviana de Radialistas (Asbora), Verónica Palenque.
De acordo com os relatórios de monitoramento e fiscalização, atualmente não foram reportados ataques à mídia e, nesse caso, entende-se que temos as garantias necessárias para a realização dos trabalhos, divulgou o presidente da Associação Nacional de Imprensa (ANP). Diários), Marco Antonio Dipp.
A senadora pelo Movimento ao Socialismo Virginia Velasco aproveitou o espaço da emissora nacional de televisão para transmitir os parabéns aos jornalistas bolivianos e destacar seu trabalho em benefício de toda a população.
Na opinião da também ativista pelos direitos das mulheres indígenas, devem ser esclarecidos os casos de violação dos direitos humanos contra jornalistas agredidos no ano do regime de fato.
As denúncias revelam a perseguição de jornalistas durante o mandato de Áñez, ameaçando permanentemente a liberdade de expressão e aqueles que discordaram de sua administração foram ameaçados com ações judiciais por sedição, entre outros.
Um decreto supremo de 1938 instituiu também o Dia do Jornalista Boliviano para melhorar as condições de vida e de trabalho de todos os profissionais da mídia.
mgt/znc/jcfl