No início da reunião, o Alto Representante para Política Externa do bloco regional, Josep Borrell, enfatizou a importância para o mecanismo comunitário do relacionamento com nações como a Albânia e a Macedônia do Norte, ambos aguardando o início das conversações antes do processo de adesão à UE.
Queremos ter uma visão geral da situação e ver como podemos nos tornar mais comprometidos com a região dos Balcãs’, disse Borrell, de acordo com a imprensa local.
O processo de integração desses países está atualmente parado devido ao veto da Bulgária, mas o Ministro das Relações Exteriores croata Grlic Radman e a Ministra das Relações Exteriores sueca Ann Linde estão defendendo sua retomada.
Na mesa está a relação da UE com a Rússia, marcada por tensões no campo diplomático após a aplicação pelo mecanismo comunitário de medidas unilaterais contra seis funcionários do país eurasiático, desde março passado, sob acusações de violações de direitos humanos.
Moscou respondeu na semana passada proibindo a entrada em seu território de oito cidadãos e altos funcionários da UE, incluindo o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e a Vice-Presidente para Valores e Transparência, Vera Jourova.
Fontes da UE disseram que não há planos para discutir novas sanções contra a Rússia.
Em relação ao encontro virtual com o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, Borrell destacou a mudança na relação entre o bloco regional e a nação norte-americana após a posse do Presidente Joe Biden.
Estamos a caminho de construir uma ligação com Washington, o alto representante do bloco regional para a política externa, disse aos repórteres na capital.
mem/ehl/bm