No Dia do Hino Nacional, de várias partes do país o povo se une de várias maneiras até esta data para exaltar um de seus símbolos patrióticos e redes sociais, junto com a imagem do azul e branco, a frase se multiplica: para a grande saúde do povo argentino, uma das estrofes do hino.
Nesta terça-feira na cidade de Resistencia, na província de Chaco, os habitantes locais celebrarão o 208ú aniversário da criação do hino com várias atividades, incluindo duas no mastro principal e na Plaza de 25 de Mayo.
Enquanto isso, na cidade de Alta Gracia, na província de Córdoba, o Departamento de Educação convida a participar de uma oficina para professores e o público em geral, na qual será analisada a primeira versão do Hino Nacional em Língua Argentina de Sinais, com o objetivo de divulgá-lo e poder replicá-lo nas escolas.
Vários meios de comunicação fizeram eco ao evento, entre eles https://www.rionegro.com.ar/, que na véspera publicou uma resenha recordando aquela histórica Assembleia quando a marcha patriótica com letra de Vicente López y Planes e música de Blas Parera foi sancionada como o Hino Nacional.
O Hino Nacional Argentino foi tocado pela primeira vez na casa de Mariquita Sánchez de Thompson e foi ela quem cantou os primeiros acordes, lembrou aquela publicação.
Viva a pátria, escreva desde cedo esta manhã em redes como Twitter e Facebook Argentinos, que também se tornaram uma tradição para fechar a entoação de seu hino nacional com um aplauso fechado em cada data patriótica.
jha/may/vmc