O comunicado do grupo gestor detalha que espera oferecer exibições online e presenciais, a fim de retomar a programação habitual do encontro e colocar em prática as vantagens da internet, que serviu de palco em 2020.
Na ocasião, o concurso ofereceu um catálogo reduzido de filmes, exibições públicas com público limitado e programas drive-in para um seleto número de produções, sendo alguns filmes disponibilizados ao público em plataformas virtuais.
Conhecido como TIFF (por sua sigla em inglês), o encontro programou as exibições seguindo rígidos protocolos de saúde e distanciamento físico que caracterizam o novo normal assumido pelos festivais de cinema mais importantes do mundo em tempos de pandemia.
Programado de 9 a 18 de setembro, o evento apresentará o melhor do cinema internacional e canadense, ao mesmo tempo em que promoverá intercâmbios entre criadores por meio de exibições, conferências, debates, festivais, workshops, eventos, desenvolvimento profissional e oportunidades de treinamento.
Considerado pela crítica como um prelúdio do Oscar, o TIFF concede prêmios honorários à trajetória de personalidades da sétima arte, entre os quais Anthony Hopkins, Kate Winslet, Chloé Zhao, Tracey Deer, Mira Pagli e Terence Blanchard se destacam nas edições anteriores .
O Festival defende anualmente os padrões de excelência na programação cinematográfica com uma seleção de filmes baseada na qualidade e originalidade, tendo em conta as novidades da indústria audiovisual.
De acordo com a página oficial do concurso, o evento constitui uma plataforma de intercâmbio entre profissionais, o que gera um impulso à sétima arte do Canadá e de outros países.
mem / lbl / hb