Mais de 100 republicanos, incluindo alguns ex-funcionários eleitos, estão se preparando para publicar uma carta nesta semana na qual ameaçam formar um terceiro grupo em resposta ao ‘domínio excessivo’ do ex-presidente Donald Trump n a agremiação vermelha, disse o Times.
‘Quando forças de conspiração, divisão e despotismo emergem em nossa república democrática, é dever patriótico dos cidadãos agir coletivamente em defesa da liberdade e da justiça’, diz o preâmbulo do comunicado completo, que deve ser publicado na quinta-feira. , diz o jornal de Nova York.
O esforço vem enquanto os líderes republicanos da Câmara dos Representantes devem expulsar de suas fileiras na quarta-feira a deputada Liz Cheney de Wyoming por suas críticas abertas às mentiras eleitorais de Trump.
‘Este é um primeiro passo’, disse Miles Taylor, um dos organizadores do esforço e ex-funcionário do Departamento de Segurança Interna da era Trump.
‘Somos nós que dizemos que um grupo de mais de 100 republicanos proeminentes pensam que a situação se tornou tão terrível com o Partido Republicano que agora é a hora de considerar seriamente se uma alternativa pode ser a única opção’, disse ele.
A lista de pessoas que assinariam a declaração inclui ex-funcionários, tanto em nível estadual quanto nacional, que foram governadores, membros do Congresso, embaixadores, secretários de gabinete, legisladores estaduais e presidentes do Partido Republicano, disse Taylor.
agp/lb/jcfl