Como é evidente que os Estados Unidos não estão dispostos a assumir a liderança diplomática na disputa, a UE deveria desempenhar esse papel, disse Rolf Mutsenic, membro do Bundestag (parlamento alemão), citado pela DPA.
O primeiro passo seria pôr um fim imediato à guerra no Oriente Médio a fim de garantir a chegada imediata de ajuda humanitária à região, sugeriu o legislador.
No início desta semana, as forças israelenses atacaram religiosos na mesquita Al-Aqsa, localizada na área ocupada de Jerusalém Oriental, resultando em vários feridos, após os quais houve protestos da comunidade árabe.
Israel registrou ataques de jovens judeus ortodoxos contra empresas árabes e membros da comunidade árabe. Tudo isso levou a respostas do movimento do Hamas contra as instalações judaicas, enquanto aeronaves israelenses bombardeavam Gaza.
Vários países exigiram de Israel que parasse os ataques contra os palestinos, o que incluiu a destruição de uma torre de 13 andares, onde estavam localizados não só a sede do Hamas, mas também escritórios da mídia.
mem/to/bm