Durante a coletiva de imprensa no Hotel Nacional de Cuba, o presidente do concurso Jorge Gómez destacou a homenagem aos artistas espanhóis, o convidado de honra do maior festival da indústria fonográfica da ilha.
Nas suas palavras, o conselheiro da Embaixada da Espanha, Jorge Peralta, sublinhou a ligação cultural entre as duas nações e agradeceu a dedicação do evento que, pela segunda vez, homenageia a nação europeia e os seus artistas.
Peralta reconheceu o amplo espectro da sonoridade espanhola na programação do evento, que, de 15 a 23 de maio, reserva galas, shows e exibições audiovisuais.
O documentário Paco de Lucía se destaca. A pesquisa, dirigida por Francisco Sánchez, apresenta depoimentos de importantes artistas espanhóis como Ana Belén, Joaquín Sabina e Joan Manuel Serrat sobre a contribuição do cantor e compositor para a música flamenca.
O encontro resultou na entrega do Prêmio Extraordinário Cubadisco 2021 à Orquestra Van Van em seus 50 anos, entregue pelo vice-ministro da Cultura, Fernando Jacomino, às mãos do músico e diretor, Samuel Formell.
Como novidade, o concurso dá acesso à votação eletrónica tanto para o público como para a imprensa especializada e prevê mais de 14 horas de transmissão diária através de plataformas online e televisão nacional.
Nos últimos dois anos, a produção discográfica em Cuba bateu recordes com mais de 300 obras, entre material sonoro e audiovisual, distribuídas em 38 categorias e 51 prêmios, sendo que, em 2020, a nomeação musical não foi realizada por causa do Covid19.
mem/chm/bj