O presidente fez apelo no Twitter, a propósito da celebração deste dia do Dia Internacional das Famílias, data em que apelou à reflexão sobre estas questões.
‘Onde há amor, há uma família’, escreveu o chefe de estado na rede social.
Cuba comemora a data envolvida no processo de elaboração de um novo Código da Família, para o qual já foi constituída uma comissão formada por especialistas e parlamentares, que se encarregará de preparar a proposta que será posteriormente submetida a debate e consulta. .
A regulamentação está inserida no calendário legislativo do país e, de acordo com o que dispõe, será levada a referendo popular, devido ao interesse social que gera e aos diversos aspectos que aborda.
‘O novo Código será muito amplo, pois é necessário proteger todos os tipos de famílias’, explicou Yamila González, vice-presidente da União Nacional de Juristas, ao site Cubadebate.
A intenção, acrescentou, não é impor modelos de família, mas sim reconhecer e proteger a diversidade, ‘o que corresponde a uma norma desta magnitude, tendo em conta os princípios do nosso sistema social laico e inclusivo e os postulados constitucionais’ aprovados por a maioria dos cidadãos. em 2019.
Entre os aspectos que o novo corpo jurídico deve considerar estão a violência de gênero, o reconhecimento legal e os direitos dos casais do mesmo sexo, a definição de responsabilidades na educação infantil e o desenho de políticas para o envelhecimento da população.
O Dia Internacional da Família é comemorado todo dia 15 maipor decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de conscientizar sobre o papel fundamental da família na educação das crianças desde a primeira infância.
Nesta ocasião, a conferência enfoca o impacto das novas tecnologias no bem-estar das famílias.
agp / kmg/glmv/gdc