Um ano depois de sua morte absurda em um acidente de helicóptero, os amantes do basquete em todo o mundo ainda não estão acostumados com sua ausência e, neste sábado, vão sem dúvida dar-lhe a maior ovação da noite.
Sua viúva, Vanessa, e sua filha Natália, receberão a jaqueta e o anel que credencia a consagração do ‘Mamba Negra’ no templo do basquete, cuja promoção em 2020 tem outras lendas.
Entre eles destacam-se os jogadores de basquete Tim Duncan e Kevin Garnett, que revolucionaram o jogo de salão no final do século passado e na primeira década do presente, com sua versatilidade, atitude e liderança.
Também serão reconhecidos a tetracampeã olímpica Tamika Catchings, as treinadoras Kim Mulkey e Barbara Stevens, e os técnicos Eddie Sutton e Rudy Tomjanovich, timoneiro dos Rockets que foram coroados com Hakeem Olajuwon.
Outro momento emocionante será a entrada do executivo suíço Patrick Baumann, que chefiou a Federação Internacional de Basquete (Fiba) até sua morte prematura em 2018, vítima de um ataque cardíaco.
A cerimônia também reconhecerá figuras do jornalismo, incluindo duas lendas que ganharam sua entrada como jogadores, Charles Barkley e Shaquille O’Neal, que agora estão entrando para seu sucesso como analistas.
O Basketball Hall of Fame tem o nome de James Naismith, o criador deste esporte, e está baseado na cidade de Springfield, onde esta modalidade começou a tomar forma em dezembro de 1891.
ga / cmv / hb/gdc