Desde a meia-noite de domingo, o preço da gasolina aumentou em quase todas as empresas e no caso da YPF em 5%, em meio à atualização de preços que terminou hoje e já registra um acumulado de 15% no trimestre de março a maio.
Segundo a agência Télam, o resto das empresas petrolíferas como Raizen, Axion ou Puma também implementam seus novos números com algumas diferenciações comerciais para manter a competitividade de seus preços.
Com o maior impacto na Área Metropolitana de Buenos Aires, que viu um aumento médio de 5,5%, a super nafta agora vai de 85,70 pesos para 90,40 pesos (0,90 centavos para 0,97) enquanto o conhecido prêmio ou Infinia nafta atingiu um valor de 104,80 pesos (1,10 dólares).
Este é o último dos três aumentos que já haviam sido anunciados, disse o Presidente da YPF Pablo González nos últimos dias.
Em março, as principais empresas petrolíferas fizeram um aumento médio de 7% nas bombas, e em abril outros 6%, com a respectiva inclusão do componente fiscal e a recuperação das margens das empresas.
A empresa petrolífera YPF, com uma participação de mercado de mais de 55% no segmento de varejo, disse que em todos os casos permanecerá em vigor descontos de 15% para o pessoal de saúde e educação.
jha/may/bm