Sob o slogan Internet, alavanca da transformação e da resiliência digital, instituições em todo o mundo relacionadas à conectividade web, escolas, empresas e milhares de usuários participarão das atividades programadas para este dia.
Todo 17 de maio, desde 2006, a data é comemorada oficialmente em todo o mundo, cuja gênese teve lugar na Espanha, por iniciativa da Associação de Usuários de Internet daquele país.
O encontro virtual desta segunda-feira, organizado principalmente pela instituição espanhola, foi precedido por uma semana dedicada ao ciberespaço com propostas como um concurso de fotografia com o tema Tecnologia em nossa vida cotidiana.
Mas desfrutar do privilégio da conexão não é uma meta alcançada no mundo, e a necessidade de aumentar a consciência sobre as desigualdades no acesso a esta facilidade também será um dos tópicos abordados em uma mesa redonda virtual com especialistas de várias nações.
Além disso, eles discutirão o papel da Internet sob quatro perspectivas: direitos, emprego, cultura e educação.
Para encerrar a comemoração é preparada a cerimônia de gala que reconhece os melhores projetos em Estratégia Digital, Campanhas de Comunicação Online, Pesquisa e Empreendedorismo e Marca Pessoal em Redes Sociais no universo da Internet de língua espanhola.
Em 2006, a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, a pedido da Associação de Usuários da Internet, concordou em solicitar à Assembleia Geral das Nações Unidas a declaração de um Dia Mundial da Internet para celebrá-lo em todo o mundo.
A ONU estabeleceu o dia 17 de maio, dedicado às Telecomunicações, acrescentando o Dia da Sociedade da Informação para promover a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação.
jf/cdg/bm