Falando na inauguração do IV Congresso Ibero-americano do Conselho Empresarial Alianza por Iberoamérica, Sánchez confirmou sua visita à Costa Rica, a segunda etapa de uma viagem que se realizará de 8 a 11 de junho.
A permanência em Buenos Aires (8 e 9 de junho) foi antecipada na semana passada pelo político social-democrata, após encontro que manteve em Madrid com o presidente argentino, Alberto Fernández.
Em San José, capital da Costa Rica, o chefe do executivo espanhol informou que se reunirá com os principais dirigentes da região centro-americana.
Uma reunião na qual, explicou, abordará temas bilaterais e também temas relacionados com a situação na América Central.
Questões que ‘preocupam a todos nós, como o drama humanitário causado pela crise dos refugiados, o desafio da migração e o deslocamento que se agravou com a pandemia e os recentes furacões, consequência das mudanças climáticas’, acrescentou.
Sánchez frisou que esta viagem é mais um passo na presença do Governo espanhol e do seu em particular na América Latina, depois de ter visitado outros países como Colômbia, Bolívia, Chile, México, Cuba e Guatemala desde 2018.
Fez um apelo às empresas do país ibérico para que continuem a investir na América Latina, ‘uma aposta segura’, como sublinhou, mas também manifestou o desejo de que as empresas daquela região ‘invistam na Espanha’.
jf/edu/jcfl