Cada uma dessas equipes legislativas será composta por nove parlamentares, com exceção da Superintendência e Controle Político, que terá 10.
As tabelas que serão formadas neste dia serão abordadas: Justiça e Estrutura do Estado, Direito ao Trabalho e Previdência Social, Regime Econômico e Tributário e sua Regulamentação e Controle, Desenvolvimento Econômico, Produtivo e das Microempresas, Relações Internacionais e Mobilidade Humana, Biodiversidade e Recursos Naturais.
Outras comissões serão responsáveis pela Soberania Alimentar e Desenvolvimento do Setor Agrícola e Pesqueiro, Governos Autônomos, Descentralização, Competências e Organização Territorial, Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Inovação e Conhecimento Ancestral, Direito à Saúde e ao Esporte; Transparência, Participação Cidadã e Controle Social; Garantias Constitucionais, Direitos Humanos, Direitos Coletivos e Interculturalidade.
Soberania, Integração e Segurança Integral, Proteção Integral de Crianças e Adolescentes e Supervisão e Controle Político são as outras.
A reunião, convocada pela recém-eleita presidenta do Legislativo, Guadalupe Llori, também inclui a seleção dos cinco membros do Comitê de Ética, que funcionará apenas para o conhecimento e comprovação das reclamações sancionadas com a demissão, de modo que não poderá agir ex officio.
O atual Parlamento tomou posse em 14 de maio e suas primeiras ações incluíram a eleição dos principais dignitários.
Além de Llori, do partido Pachakutik, como presidenta, o deputado independente Virgilio Saquicela foi selecionado para ocupar a primeira vice-presidência e a representante da Izquierda Democrática Bella Jiménez como segunda vice-presidente.
jha/scm/vmc