O grupo retornou ao seu país do Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, na cidade portuária de Guayaquil, no 52ú voo deste país andino e no 18ú no período da pandemia da Covid-19.
Com a partida deste dia, há 4.784 venezuelanos que aderiram voluntariamente ao programa, destinado a ajudar os migrantes daquele país que não atenderam às suas expectativas, principalmente de melhoria econômica, nos territórios anfitriões.
Aqueles que viajam são famílias em situações vulneráveis, adultos mais velhos e jovens, que longe de satisfazer suas expectativas de melhorar sua situação econômica e de emprego enfrentaram dificuldades e obstáculos, o que os levou a decidir voltar.
O Plano de Retorno à Pátria é um esforço do governo venezuelano para ajudar os venezuelanos que emigraram para vários países latino-americanos a retornar às suas respectivas casas em sua pátria.
A iniciativa foi mantida apesar de todas as limitações econômicas impostas pela disseminação da Covid-19 no mundo e do bloqueio enfrentado pelo povo e pelo governo venezuelano.
msm/scm/bm