22 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colombianos vão sair às ruas em mobilizações pacíficas

Colombianos vão sair às ruas em mobilizações pacíficas

Bogotá, 19 mai (Prensa Latina) Os colombianos vão protagonizar hoje uma nova mobilização pacífica, após a tentativa fracassada de negociar entre o Governo de Iván Duque e o Comitê Nacional da Greve para uma saída da crise no país.

Este grupo, que promoveu os massivos protestos desde 28 de abril, informou nesta segunda-feira que ambas as partes se reuniram, mas o governo Duque se recusou a oferecer garantias para o protesto social, um dos pedidos para iniciar a negociação.

Ele lamentou que, durante a reunião, o presidente Duque ordenou o desdobramento da capacidade operacional máxima da força pública para desbloquear as ruas.

‘Duque declara guerra à paralisação quando ordena o destacamento do máximo das Forças Militares e Policiais nos locais de concentração pacífica que hoje existem no país’, disse Francisco Maltés, porta-voz do Comitê Nacional da Greve, após ouvir o despacho do executivo.

Essa entidade frisou que ainda aguarda uma resposta concreta e séria, para garantir o exercício do protesto e está disposta a manter o diálogo desde que as garantias solicitadas sejam eficazes.

‘A greve continua. Pela vida e pela paz mantemos o apelo às maiores e mais pacíficas mobilizações para esta quarta-feira, 19 de maio, com todos os protocolos de biossegurança’, convocou.

Já foram 22 dias ininterruptos de mobilizações na Colômbia contra as políticas econômicas e sociais do governo Duque.

De 28 de abril até hoje, 43 pessoas morreram na Colômbia, provavelmente nas mãos da força pública, durante os dias da greve, segundo o relatório mais recente da ONG Temblores.

O informe ainda ressalta menos 2.387 casos de violência policial, sem contar os desaparecimentos; além de 384 vítimas de violência física e 1.139 prisões arbitrárias contra manifestantes.

O relatório também acrescentou 472 intervenções violentas, 33 vítimas de agressões oculares, 146 atos de tiros de arma de fogo; 18 vítimas de violência sexual e cinco de violência de gênero.

oda / otf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES