17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Haiti aguarda segunda remessa de materiais eleitorais

Haiti aguarda segunda remessa de materiais eleitorais

Porto Príncipe, 19 mai (Prensa Latina) As autoridades haitianas esperam hoje um segundo envio de material eleitoral destinado a organizar o referendo constitucional e as eleições gerais programadas para junho e setembro, respectivamente.

De acordo com o Conselho Eleitoral Provisório (CEP), devem chegar cerca de 12 mil equipamentos, como urnas e cabines de votação para escolas, entre outros materiais.

Eles se juntarão aos 2.950 kits de treinamento e mais de 24.000 frascos de tinta indelével, geralmente aplicada nos dedos dos eleitores como marca de segurança, que chegaram ao país na semana passada.

O CEP conta ainda com cerca de dois mil smartphones para transmissão rápida de resultados e equipamentos de informática para a central de apuração de votos, ressaltou Hubert Jean, porta-voz da instância.

O porta-voz anunciou ainda que estão a analisar as disposições legais sobre a participação da diáspora no plebiscito e a avançar no estabelecimento de todas as estruturas para a sua realização.

Pouco mais de um mês após o início do exercício, e enquanto o CEP está dando passos gigantes, o governo ainda não estabeleceu um consenso político que permitiria o estabelecimento de um clima de paz durante o referendo. De fato, na véspera, centenas de cidadãos marcharam nas ruas da capital contra esta iniciativa, enquanto as principais plataformas políticas incentivam a população a não participar no plebiscito que consideram inconstitucional.

‘Nem referendo nem eleição com Jovenel Moise. O Artigo 134-2 da Constituição deve ser respeitado’, disse André Michel, porta-voz do Setor Popular e Democrático, que descreveu a manifestação de terça-feira como um sucesso.

Com bandeiras, galhos de árvores e faixas, os cidadãos denunciaram o referendo e criticaram o presidente Jovenel Moise por considerarem que está tentando estabelecer uma ditadura no país.

Lembraram, ainda, que esse tipo de consulta popular é proibido pela Constituição atual e denunciaram ao CEP que não havia sido juramentado perante o Tribunal de Cassação.

Por seu lado, Moise defendeu ontem a nova constituição, afirmando que permitirá ao Estado chegar às secções comunais e restaurar os direitos políticos da diáspora.

No discurso de comemoração do 218ú aniversário da criação da bandeira, pediu à população que não perdesse a oportunidade de votar SIM à nova Constituição.

mem / ane / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES