A reunião virtual de dois dias terminou na ontem à noite e ao amanhecer eles distribuíram um comunicado digital conjunto no qual as três nações expressam seu compromisso de implementar e cumprir as regras do acordo tripartite de livre comércio.
Se ressaltaram sólidas discussões, interpretadas como divergências entre as partes, sobre questões fundamentais para a região, como o histórico trabalhista e as obrigações ambientais expressas no tratado, que lançarão as bases para novos acordos nas próximas reuniões.
A declaração indica que tais compromissos estabelecem o padrão de colaboração e devem servir de exemplo para promover os direitos dos trabalhadores e a relação entre as questões ambientais e o comércio.
O encontro virtual foi conduzido por Tatiana Clouthier, Secretária de Economia do México; Katherine Tai, Representante de Comércio dos Estados Unidos; e Mary Ng, Ministra do setor do Canadá.
As três concordaram que o T-MEC representa um compromisso para desenvolver uma economia norte-americana forte e inclusiva que sirva como um modelo global de competitividade.
Além disso, elas levantaram a defesa de políticas comerciais que apoiem bons empregos protegidos por leis trabalhistas fortes e totalmente cumpridas.
Nesse sentido, se comprometeram a garantir a proibição de bens produzidos por meio de trabalho forçado e a trabalhar em conjunto para promover um sistema de comércio internacional justo e baseado em regras onde os produtos feitos com trabalho forçado não entrem no sistema.
ga / lma / hb