O lema principal do encontro presencial de 19 a 23 de maio é muito significativo, pronunciando-se como Turismo está de volta e Especial Recuperação do Turismo.
Essa foi a mensagem do presidente da Feira de Madri, José Vicente de los Mozos, na cerimônia de abertura, com a presença dos soberanos, durante uma pausa da sua visita aos pavilhões 10 e 9 da área expositiva.
Também esteve presente o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, que acompanhou os reis em sua caminhada pelo local.
A delegação cubana comparece presidida por seu Ministro de Turismo. Juan Carlos García, acompanhado por representantes de cadeias hoteleiras, empresas e outras entidades afins, com o objetivo de mostrar os benefícios da ilha e uma estadia segura devido aos rígidos protocolos de saúde.
A Fitur, reconhecida como a ponta de lança da recuperação do turismo, abre suas portas como a primeira feira presencial do circuito internacional de grandes eventos do setor de viagens.
Esta nomeação centra-se na reativação do setor, estratégico para a Espanha, quando passou a representar para este país cerca de 13 por cento em termos de emprego e Produto Interno Bruto (PIB).
Nos primeiros três dias vão permitir o acesso apenas a visitantes profissionais, reunindo os diferentes membros da comunidade turística nacional e internacional, que representam toda a cadeia de valor do setor em termos de oferta e procura.
O Fitur 2021 ocupa 44 mil metros quadrados de exposição e sete pavilhões, onde haverá cinco mil participantes de empresas ou entidades, com representação dos cinco continentes e presença direta de 55 países.
Entre destinos e empresas, 37 nações comparecem com representação oficial e, pela primeira vez, aparecem representações de 79 nacionalidades por meio da plataforma digital Fitur LiveConnec. Da mesma forma, vale destacar a presença das 17 comunidades autônomas espanholas, além dos enclaves de Ceuta e Melilla.
A previsão de atendimento a esta chamada é estimada em cerca de 50 mil profissionais nacionais e estrangeiros. Para o fim de semana, a estimativa dos organizadores pode chegar a 50 mil visitantes adicionais.
A Fitur abrirá o fim de semana ao público em geral sem a necessidade de PCR ou antígenos.
mgt/rfc/jcfl