De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o aumento exponencial face aos 0,7 por cento registado no mês anterior deveu-se ao aumento das contas de eletricidade, gás e outros serviços básicos, e do preço de vestuário e combustíveis, após o início da redução da quarentena .
O custo da energia disparou depois que o governo elevou o teto da tarifa, enquanto os varejistas optaram por oferecer menos descontos a seus clientes para tentar recuperar as perdas infligidas nos meses de fechamento.
Nos níveis atuais, a inflação não é preocupante, mas existe o perigo de que a resposta monetária e fiscal à pandemia tenha lançado as sementes de um golpe inflacionário mais tarde, disse o economista Laith Khalaf, em entrevista ao Sky News.
O governo conservador britânico investiu mais de £ 350 bilhões (cerca de US $ 487 bilhões) na proteção de empregos e na sustentação do setor privado desde o surto do Covid-19 em março de 2020.
O Banco da Inglaterra também reduziu a taxa de juros para 0,1%, enquanto injetava na economia britânica mais de meio trilhão de dólares em estímulos.
Os especialistas estimam que a inflação pode chegar a 2% até o final do ano em curso.
ga/nm/jcfl