O chefe de imprensa da Presidência Russa salientou que, segundo Lavrov, a reunião com Blinken foi construtiva, mas esclareceu que o processo para uma possível normalização dos laços bilaterais ‘não será fácil’. A este respeito, Peskov comentou que há ‘um grande número de problemas’ nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos, informou a agência de notícias Sputnik.
Entretanto, reconheceu que as conversações ‘ajudarão na análise que está sendo feita em Moscou a respeito do encontro entre os presidentes’ Vladimir Putin e Joseph Biden.
O porta-voz também descreveu como positiva a recusa de Washington em impor sanções ao operador do gasoduto Nord Stream 2 entre a Rússia e a Alemanha.
Comentou que todos os países e empresas envolvidas no projeto transnacional estão interessados em sua conclusão e comissionamento, apesar de todas as dificuldades.
‘Como nossos parceiros internacionais, estamos convencidos de que o projeto não deve ser submetido a pressões de terceiros países. Isto é ilegal e não obedece às regras do comércio internacional’, disse ele.
mem/mml/bm