Para a instituição, a recente participação no Fórum Virtual da Conferência Mundial da Unesco sobre Educação para o Desenvolvimento, organizado por sua contraparte cubana no Oriente, é fundamental para o intercâmbio de conhecimentos e sua própria internacionalização.
No evento, a universidade, localizada no centro-leste de Cuba, destacou ‘o desenvolvimento de uma série de aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA) em áreas como meteorologia, criação de camarões, gestão de recursos energéticos, saúde, modelos baseados em redes neurais para a previsão de Covid-19 confirmada’, de acordo com seu site oficial.
Precisamente o título de Inteligência Artificial tem roubado destaque nas mais recentes pesquisas, avanços e acordos da UC, que mantém uma série de acordos acadêmicos com a Universidade de Estudos Internacionais de Hebei, China.
O surgimento do Instituto Internacional de Pesquisa em Inteligência Artificial, um projeto que envolve outras entidades como a Universidade Central de Las Villas, se destaca precisamente nesta agenda que países desenvolvidos como a China têm com nações latino-americanas.
Especialistas de sete países participaram do Fórum Virtual, uma oportunidade na qual as instituições da maior das Antilhas mostraram seus resultados na criação de parques tecnológicos para a geração de conhecimento e inovação.
Além disso, a oportunidade serviu para a discussão de questões de soberania alimentar e cooperação internacional na luta contra a atual pandemia causada pela Covid-19.
mem/fam/bm