Em formato virtual, e tendo o Japão como eixo, o encontro teve como tema ‘Moldando a era pós-Covid-19: O papel da Ásia no processo de recuperação global’, e contou com a presença de Chefes de Estado e de Governo e altos funcionários de países asiáticos.
Focada neste tema, a intervenção de Minh Chinh foi muito festejada pelos participantes ao apresentar as experiências que permitem que o Vietnã seja uma das nações que enfrenta a pandemia com os melhores resultados e ao mesmo tempo mantém um bom ritmo de crescimento econômico.
A Ásia precisa de um novo quadro de cooperação para ajudar a economia a superar este momento difícil e lançar as bases para um desenvolvimento sustentável e inclusivo no futuro, disse ele.
A situação – disse o chefe do governo, citado pela agência de notícias vietnamita VNA – exige que todos os países coloquem os conflitos e desentendimentos de lado para se unirem e se apoiarem no enfrentamento da pandemia.
O Vietnã está disposto a colaborar responsavelmente com outros Estados para promover a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a solidariedade, para os interesses comuns e a prosperidade da região e do mundo, sublinhou.
Organizado todos os anos desde 1995 pela agência de notícias japonesa Nikkei, o FOA é um espaço onde líderes políticos, econômicos e acadêmicos da Ásia discutem questões de interesse comum e o papel da Ásia no mundo.
mem/asg/jcfl