24 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta no Paraguai por falta de enfermeiros diante da Covid-19

Alerta no Paraguai por falta de enfermeiros diante da Covid-19

Assunção, 21 mai (Prensa Latina) A Associação Paraguaia de Enfermeiros advertiu hoje sobre a falta de pessoal preparado para atender aos pacientes positivos para a Covid-19, situação pela qual culpou as autoridades do setor de saúde.

A chefe do sindicato, Mirna Gallardo, destacou que o número de pacientes com a doença supera a equipe de enfermagem disponível nos hospitais e apontou a falta de planejamento do Ministério da Saúde Pública como a principal causa.

Falando à estação de rádio local Universo 970 AM, Gallardo explicou que o número de pessoas positivas para a doença dobrou nos últimos dias, enquanto o número de pessoal de saúde disponível diminuiu devido a novas infecções.

A situação, acrescentou, é crítica nos hospitais públicos, e pediu às autoridades que contratassem novos funcionários para manter o protocolo de uma enfermeiro para cada cinco ou seis pacientes, e não até 30, como acontece em alguns centros de saúde do país.

‘Esta situação está acontecendo na maioria dos hospitais. Costumávamos falar de um número muito menor de pacientes internados, que hoje dobrou e o que é percebido é a falta de recursos humanos. Embora tenham sido contratados enfermeiros, são necessários mais, pelo menos para este momento crítico que o sistema de saúde está passando’, disse o líder do sindicato.

Há algum tempo, os trabalhadores do setor de saúde solicitaram às autoridades competentes a contratação de até 1.500 profissionais para cobrir a demanda de assistência devido ao aumento dos casos positivos da Covid-19.

Na época, o Ministério da Saúde prometeu preencher 675 cargos, número que não foi cumprido, de acordo com o La Nación.

Segundo o mais recente relatório do Ministério da Saúde, no final da quinta-feira, foram identificados mais de 3.000 novos casos positivos da doença e 98 mortes, superando as 8.000 mortes desde o início da doença no país, em março de 2020.

mgt/avs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES