O Ministério das Finanças indicou que os fundos apoiarão os esforços de socorro e recuperação nas províncias de Yunnan e Qinghai, atingidas por 6,4 e 7,4 terremotos, respectivamente, além de centenas de tremores secundários. Enquanto isso, a carteira de Transporte elevou o nível de emergência devido ao rompimento de pontes, obstrução e rompimento de muitas estradas nessas demarcações, em decorrência dos terremotos.
Esse escritório trabalha com as autoridades locais para verificar os danos causados e agilizar os reparos.
O Governo apelou também a que sejam tomadas as devidas precauções, pois a combinação de chuvas e baixas temperaturas nos próximos dias pode agravar ainda mais a situação das vítimas.
De acordo com informações oficiais, o terremoto no condado de Yangbi em Yunnan (sudoeste) deixou pelo menos três mortos, 28 feridos e 85 mil 802 desabrigados.
Depois disso, outros fenômenos fortes abalaram as cidades de Sichuan, Shaanxi e Qinghai, mas sem causar vítimas.
No entanto, o da última província foi o segundo mais forte documentado na história do país.
Milhares de socorristas apoiam a assistência nas quatro províncias afetadas, enquanto a Cruz Vermelha em Yunnan reforçou a distribuição de suprimentos básicos, cobertores e tendas entre mais de 85 mil 802 desabrigados.
Outros grupos de voluntários percorrem as áreas do desastre para avaliar a situação e persuadir os que ainda estão em casa a se refugiarem em locais mais seguros, em face de contínuos tremores secundários e condições climáticas adversas.
mem/ymr/kl