Elementos que se destacam dentro de um belo pavilhão da ilha caribenha na Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, com a presença também do México, Argentina, República Dominicana e Costa Rica, entre outros países latino-americanos.
Em diálogo exclusivo com a Prensa Latina, o ministro cubano do Turismo, Juan Carlos García Granda, afirmou que a nação antilhana é um dos poucos destinos que um médico, um enfermeiro e um epidemiologista são presentes em cada estabelecimento.
Acredito que na fase pós-pandêmica muitos dos protocolos vieram para ficar, por isso Cuba, junto com seus atributos de país seguro, continuará incorporando aspectos para a proteção sanitária dos visitantes, explicou García Granda.
Ele especificou que o pessoal de saúde que apoia a indústria sem chaminés não está em um consultório médico, mas que recebe os clientes na chegada ao hotel, mede a temperatura, faz as investigações e monitora todos os viajantes enquanto permanecem dispostos.
Ele lembrou que Cuba estabeleceu uma certificação chamada ‘turismo, mais higiene e muito seguro’, essencial para começar a operar no país.
É um certificado concedido por uma comissão formada pelos Ministérios da Saúde e do Turismo e é uma garantia para os amantes do lazer.
O presidente cubano admitiu que o setor sofreu duramente com os ataques do novo coronavírus na comunidade internacional, mas a ilha caribenha continuou com a estratégia de investimentos planejada, o aumento da fábrica hoteleira e outros detalhes.
Ele destacou que no concerto do turismo de natureza se desenvolvem modalidades na cidade colonial de Trinidad e no maciço montanhoso de Topes de Collantes, o agroturismo vinculado a fazendas e a cadeia em nível de territórios como ocorre com a Havana Velha e Viñales.
Por fim, García Granda comentou sobre a projeção cubana de desenhar uma aliança com a esfera da cultura a partir das enormes potencialidades de eventos como temporadas de balé, música, festivais de cinema e outros.
A ideia é colocar o destino Cuba, além do sol e da praia, como um atrativo cultural para os turistas.
msm/ft/edu/kl