Segundo a diretora da Agência Regional de Saúde de Nueva Aquitaine, Benoit Elleboode, as ações incluem triagem, rastreamento de contatos e promoção da vacinação no bairro de Bacalan, onde existem duas cadeias de transmissão da mutação do patógeno.
De acordo com o responsável, a partir de segunda-feira todos os adultos da cidade poderão ser vacinados, para o que serão entregues nas farmácias doses suplementares do imunizante da Moderna e será aberto um posto de vacinação de emergência durante a semana.
Em declarações ao canal de televisão BFM, Elleboode disse que neste momento não existem casos graves ou hospitalizados entre os infectados, todos jovens.
Também não temos informações de que a cepa seja resistente à imunização por vacinas ou de superação da doença, embora pareça se espalhar mais rapidamente, acrescentou.
Por sua vez, o especialista Patrick Dehail afirmou que se trata de uma variante já conhecida na França, mas com poucos casos registrados em território nacional.
Não tenho conhecimento de uma história de uma cadeia de infecções por Covid-19 dessa magnitude com a cepa, disse Dehail, que enfatizou a importância de trabalharmos juntos para limitar a propagação.
mem/wmr/kl