Zhang Xuchen, prefeito da cidade de Baiyin, disse em entrevista coletiva que a competição de montanha começou na manhã de sábado em uma área turística na floresta de Pedras do Rio Amarelo e contou com a participação de 172 pessoas.
Mas logo depois do meio-dia uma rajada de granizo, chuva congelante e vendavais repentinamente atingiu um trecho de 20-30 quilômetros do evento, que incluiu uma etapa de alta altitude.
A maratona foi interrompida porque os corredores sofreram desconforto físico e perda de calor corporal devido às baixas temperaturas, enquanto alguns foram perdidos, disse o oficial.
Milhares de equipes de resgate exploraram a área desde ontem, mas só encontraram o último desaparecido devido às complexidades geológicas ao amanhecer.
De acordo com o relatório oficial, 151 indivíduos estão seguros, oito com ferimentos leves e um grave permanece estável.
O governo local abriu uma investigação sobre a tragédia, pois a maratona de montanha percorreu 100 quilômetros e algumas partes da área registram temperaturas próximas a zero grau.
mem / ymr / fav