O diretor do departamento de Desenvolvimento Digital da Roscosmos, Konstantin Shadrin, disse à agência de notícias TASS que a tarefa foi confiada à RK-Cifra, subsidiária dedicada a este tipo de projeto.
‘O Cosmonaut Training Center estava muito interessado no complexo de realidade virtual que está sendo criado e solicitado para testar, então estamos preparando um simulador para uma espaçonave tripulada com nossas tecnologias’, disse Shadrin.
Em sua opinião, o simulador deve ser universal, para que funcione tanto para a espaçonave Soyuz existente quanto para a promissora Eagle, que está em construção.
Ele explicou que embarcaram no caminho da criação a partir de protótipos de simuladores de vôo de pilotos de aviação.
Esse kit de treinamento adicionará alguns elementos que estão fora da tecnologia de realidade virtual, incluindo a simulação de gravidade zero.
Atualmente, a RK-Cifra está desenvolvendo um novo complexo de realidade virtual para organizar o trabalho remoto conjunto de equipes de pesquisadores e engenheiros.
‘Complexos de realidade virtual podem ser usados em diferentes áreas. Por exemplo, várias pessoas jurídicas distribuídas remotamente, empresas e equipes de designers poderão trabalhar com o mesmo modelo 3D de um produto’, disse Shadrin.
No ano passado, como parte do projeto, foi anunciado o desenvolvimento de um headset de realidade virtual Roscosmos XR-1 de primeira geração. Até o final deste ano, o dispositivo aprimorado ‘Roskosmos XR-2.
No futuro, o complexo de realidade virtual criado poderá ser usado para a implementação de várias iniciativas educacionais relacionadas à popularização da astronáutica ou para o desenvolvimento de dispositivos robóticos de nova geração.
ga / mml / fav