O jornal Global Times indica que a administração do setor procederá com medidas rigorosas após avaliar os incidentes ocorridos este mês e revelou rachaduras na organização do mesmo para responder a emergências.
Neste final de semana, 21 dos 172 participantes de uma maratona de montanha morreram em Gansu (noroeste) devido à queda repentina de granizo, chuva congelante e vendavais que atingiram um trecho de até 30 quilômetros e altitude elevada.
Entre os mortos estavam o campeão asiático Liang Jing e a estrela paraolímpica Huang Guanjun, mas a tragédia também deixou oito feridos.
Antes, em 4 de maio, um corredor perdeu sua vida por hipotermia em uma competição nas montanhas de Wumeng (sudoeste), depois, em 6 de maio, outro morreu de ataque cardíaco no Desafio Gobi e ontem uma corrida de mulheres em Zhejiang foi suspensa devido às más condições do terreno.
Todos estes casos causaram comoção e preocupação entre o público, com algumas vozes apontando para uma má preparação por parte dos organizadores e falhas na logística.
As corridas de longa distância, tanto em áreas urbanas como montanhosas, estão se tornando cada vez mais populares na China, com uma média de cerca de 2.000 realizadas a cada ano.
jf/ymr/bm