Graduados sírios e jordanianos em Cuba, diplomatas e membros da comunidade cubana de Amã participaram do evento organizado para comemorar o 126 aniversário da queda em combate do Apóstolo da Independência da ilha.
Algumas intervenções destacaram que o pensamento de Martí não se limitou à América Latina, mas atingiu o mundo todo, inclusive o Oriente Médio, o que se percebe nas lutas atuais contra as injustiças dos povos da Síria, Palestina e outras nações árabes.
Foi mencionado que Cuba batizou uma de suas vacinas contra Covid-19 com o nome árabe de Abdala, lembrando uma das primeiras obras teatrais poéticas do Apóstolo com o mesmo nome.
Em seu discurso, Marlene Vázquez Pérez, diretora do Centro de Estudos Marti de Havana, afirmou que a celebração deste colóquio reflete a universalidade do pensamento de Martí, seu exemplo e seu legado.
Por sua vez, o embaixador cubano na Síria, Miguel Porto, abordou a contemporaneidade do pensamento de Martí em Cuba e no mundo árabe e destacou que Martí não hesitou em organizar e iniciar a justa e necessária guerra contra o colonialismo, a escravidão e as injustiças.
O Embaixador da Venezuela em Amã, Omar Vielma, levantou a proposta de criar a Cátedra Permanente José Martí, vendo Martí como uma figura universal, para abrir um importante espaço de trabalho.
Por sua vez, o chefe da Associação dos Graduados Cubanos na Jordânia, Essam Alkhawaja, referiu-se à importância do pensamento sábio e inesgotável de Martí no processo de amadurecimento da identidade, luta e formação da nação cubana em face do colonialismo.
Martí é um herói que soube combinar os verbos de dignidade, independência, luta, revolução e justiça que se tornaram uma sinfonia divina tocada e cantada em todo o universo, disse Jabra Khoury, Cônsul Honorário de Cuba na Jordânia.
Ali Mahmoud, formado na ilha e professor da Universidade de Damasco, disse em suas palavras que a presença do pensamento de Martí é palpável em todos os cantos de Cuba, da Síria e do mundo árabe. Não bastava para Martí ser um grande homem de letras, poeta e escritor, mas ele teve que erguer o fuzil pela independência de seu país, disse.
mem / fm / glmv