O presidente abordou o assunto em sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional e disse que a recuperação econômica garante o financiamento de programas de bem-estar como pensões para idosos, bolsas de estudo e outros, e não apenas o orçamento atual, mas seu aumento.
O mesmo vale para os trabalhos em andamento. Ele disse que o dinheiro está garantido para a nova refinaria de petróleo Dos Bocas e para a reabilitação das outras.
Além disso, ele acrescentou, para continuar avançando na construção do Trem Maia, o programa de turismo, as ferrovias, os portos e o orçamento para terminar o novo Aeroporto Internacional Felipe Angeles em 21 de março do próximo ano está garantido.
Ele anunciou que eles estão revendo os recursos para o plano rodoviário e em todos os casos não é mais um orçamento anual, mas um orçamento plurianual até 2024, de acordo com a renda projetada que teriam até aquela data.
Ele informou que o governo está indo bem na cobrança, não pediu, nem vai pedir, dívidas adicionais, e há bons indicadores econômicos para um crescimento projetado pelas empresas de classificação e bancos de 5,0 por cento para este ano, embora esperemos que seja maior, disse ele.
Por outro lado, disse ele, o investimento estrangeiro teve uma recuperação muito importante este ano e no primeiro trimestre deixamos o 11ú lugar que tínhamos no mundo para a entrada de capital e agora estamos no sétimo, o que coloca o México como um dos destinos mais atraentes para se investir. Ele informou que o nível de empregos perdidos durante a pandemia de Covid-19 continua a se recuperar, não há depreciação do peso em relação ao dólar, ele é muito sólido, assim como a economia em geral, portanto as empresas internacionais não baixarão a classificação como país em termos de riscos.
Ele repetiu que o México está indo bem e no devido tempo dará informações detalhadas sobre tudo o que fizeram para enfrentar a crise econômica que foi precipitada pela pandemia, e a fórmula que seu governo aplicou que, disse ele, é muito bem sucedida.
agp/lma/vmc