A disseminação de várias formas de energia, ligadas ao autoconsumo e à autoprodução fazem parte do relatório que será exposto das 10:00 às 13:00, horário local, nas páginas do Facebook de Comunidades Renováveis, Legambiente e A Nova Ecologia e em seus respectivos canais do YouTube.
O documento acompanhará de perto, através de novas ferramentas, ‘a evolução das comunidades de energia renovável, que estão ganhando rapidamente terreno em muitos territórios, tornando-se uma referência no desafio da transição ecológica e, mais geralmente, no processo de descarbonização do setor energético’, disse a Legambiente.
A organização ambiental mais difundida neste país detalhou a partir de seu site que o evento será coordenado por Rocco Bellanton, jornalista da editora A Nova Ecologia e o texto será apresentado por Katiuscia, gerente de Energia da organizadora do evento.
Além da apresentação de experiências de diferentes comunidades, uma mesa redonda intitulada ‘Ferramentas e necessidades para acelerar o desenvolvimento de fontes renováveis’ será conduzida por Edoardo Zanchini, vice-presidente da Legambiente.
As conclusões da reunião on-line serão dadas por Stefano Ciafano, presidente desta associação ambiental e entre os palestrantes estão Paolo Arrigoni, da Comissão Permanente do Território, Meio Ambiente e Patrimônio Ambiental do Senado e Gianni Girotto, presidente da Comissão da Indústria, Comércio e Turismo.
Rossella Muroni, vice-presidente do Comitê de Meio Ambiente da Câmara; Agostino Re Rebaudeng, presidente da Eletricidade Futura; Emilio Sani, da Italia Solar; assim como Simone Togn, presidente da Associação Nacional de Energia Eólica e Proteção Ambiental também participará.
jha/smp/vmc