O país registra uma balança comercial e as exportações excedem as importações, o que significa que mais recursos estão chegando, explicou o ministro em declarações ao programa El siete a las Seis da Tv Bolívia.
‘Vários setores estão avançando e impulsionando o aumento da atividade financeira, incluindo mineração, construção e telecomunicações’, disse Montenegro.
Detalhou as medidas adotadas pelo governo para reativar a economia nacional, tais como o Bono contra el Hambre, a restituição do Re-IVA (Value Added Tax Cash Refund Regime) e os créditos para os produtores.
O regime golpista encabeçado por Jeanine Áñez não pagou as dívidas que eram devidas pelas obras que já haviam sido concluídas e este fato afetou os empresários, disse ele.
No entanto, agora estamos pagando aqueles que estão na fase final para gerar empregos e terminá-los para o benefício da população, disse o ministro.
Desde a campanha anterior às eleições de 18 de outubro de 2020, o então candidato presidencial Luis Arce disse que trabalharia incansavelmente para reconstruir a economia boliviana, enfrentar a pandemia da Covid-19 e recuperar a democracia.
Após tornar-se Chefe de Estado em novembro passado, ele endossou particularmente uma estratégia para avançar financeiramente, cujas prioridades incluem o retorno a uma ordem social comunitária mais justa e mais inclusiva.
agp/znc/bm