Representantes dos Estados membros da organização internacional de saúde, Chefes de Estado e de Governo e convidados especiais participarão desta reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS).
‘Acabar com esta pandemia (da Covid-19), prevenir: construir juntos um mundo mais saudável, seguro e justo’, é o tema que enfoca os debates virtuais.
A agenda proposta cobre 72 pontos com várias questões de saúde e operacionais da OMS, relacionadas com o orçamento do programa (2022-2023), o trabalho e preparação em emergências de saúde, a resposta a Covid-19 e a preparação na matéria. .
Também aborda a Estratégia Global para a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (2016-2030), câncer, doenças não transmissíveis, raras e órfãs, saúde bucal, poliomielite e cuidados com os olhos; bem como questões da agenda de imunização e saúde para o desenvolvimento sustentável com vistas a 2030.
O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS, assegurou que este intercâmbio terá um papel fundamental na formação da arquitetura global para a saúde futura e no fortalecimento desta organização de saúde para cumprir sua missão e mandato.
A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão máximo de tomada de decisão da OMS e se reúne todo mês de maio em Genebra, Suíça, para determinar as políticas da organização, supervisionar as políticas financeiras e revisar e adotar o programa orçamentário proposto.
Pelo segundo ano consecutivo, o encontro ocorre virtualmente devido às restrições causadas pela pandemia Covid-19.
jha / rbp / glmv