23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais uma semana da CPI da pandemia no Brasil

Mais uma semana da CPI da pandemia no Brasil

Brasília 25 Mai (Prensa Latina) A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que avalia a gestão do governo brasileiro diante do Covid-19 convocou a Dra. Mayra Pinheiro, funcionária do inistério da Saúde e apelidada de Capitã Cloroquina vai depor hoje.

Pinheiro, secretária de Gestão e Educação do Trabalho do Ministério da saúde, é conhecida por defender o chamado tratamento precoce contra o Covid-19 do uso de cloroquina e outros medicamentos sem eficácia científica comprovada contra o vírus.

A testemunha também propôs de seu posicionamento o lançamento de um programa chamado TrateCov que recomenda a cloroquina no procedimento contra o patógeno que até hoje já causou cerca de 450 mil mortes e mais de 16 milhões de infectados no gigante sul-americano.

O TrateCov não apareceu porque, de acordo com as autoridades do setor, foi hackeado durante a fase de testes.

‘Agora temos o segundo escalão do Ministério da Saúde e avaliamos o trabalho da pasta. Desde o início, indiquei que essas audiências são muito importantes’, disse o senador Alessandro Vieira, membro do TPI, ao Estado de Jornal Minas.

Ele disse que nessas novas declarações haverá ‘mais resultados, porque são figuras de segundo e terceiro nível que estão com as mãos ocupadas’.

Essas pessoas, especificou, ‘poderão explicar de quem receberam as encomendas e qual foi o processo de tomada de decisão. Ou seja: se houve consulta a especialistas e verificação do que a ciência determinou ou se foi apenas a política que tomou a decisão. gestão da saúde no Brasil ‘.

A convocação da chamada Capitã Cloroquina pela mídia atende a um pedido de Vieira e de outros quatro senadores: Humberto Costa, Randolfe Rodrigues, Rogério Carvalho e Renan Calheiros.

Apesar de depor como testemunha, Pinheiro terá o direito de permanecer calada durante a audiência.

A secretária obteve no Supremo Tribunal Federal o direito de permanecer calada.

Tal silêncio seria sobre eventos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, período que coincide com a crise por falta de oxigênio nos hospitais de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Os senadores também buscarão detalhes sobre a compra e posterior distribuição da cloroquina pelo ministério, inclusive para Manaus.

Outros pontos, como isolamento social, vacinação, postura do governo federal, estratégia de comunicação e omissão de dados também devem ser tratados pelos parlamentares.

msm/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES