Em sua vigésima edição, programada de 23 de julho a 1ú de agosto, o evento romeno propõe dois espaços dedicados exclusivamente ao cinema ibérico: Spain Focus e Carta Blanca, que oferecerão uma agenda variada de exibições, palestras, master classes e exposições.
A formação de San Sebastián inclui títulos como a comédia dirigida por Cesc Gay, Sentimental, que chegará às telas na noite de abertura, enquanto se destacam os filmes Ane, La última primavera, Hil kanpaiak, Viaje al cuarto de una madre e Apuntes para una película de atracos.
De acordo com o site oficial do festival romeno, a seção dedicada aos talentos emergentes também brilhará na seção Novos Diretores em San Sebastian.
Fundado em 2002, o evento da Transilvânia permaneceu fiel aos formatos presenciais, mesmo quando a Covid-19 colocou em espera eventos internacionais de todos os tipos, e em 2020 se destacou no cenário cultural com um evento de verão capaz de reunir mais de 45 mil pessoas e exibir 157 obras audiovisuais de 49 países.
Com o objetivo de promover a indústria cinematográfica apresentando alguns dos filmes mais inovadores do momento e descobrindo novas vozes, o espaço combina a experiência da sétima arte com a redescoberta da cidade: seus castelos, museus, igrejas, espaços ao ar livre, entre outros.
O festival também possui uma sólida plataforma educacional para crianças: EducaTIFF, que foi reconhecido como o melhor projeto de seu tipo no país, por sua capacidade de oferecer novas oportunidades de desenvolvimento profissional desde a infância e adolescência.
jha/lbl/vmc