Em correspondência com a necessidade de aumentar esta contribuição, autoridades do Grupo Empresarial de Reciclagem (GER) divulgaram os resultados desta atividade até agora em 2021 e suas perspectivas até 2030, que incluem o plano de desenvolvimento da economia cubana até esse ano.
Apesar das limitações impostas pelo bloqueio dos Estados Unidos ao país e da crise gerada pela pandemia Covid-19, aquela indústria contribuiu com 30 milhões de dólares para a economia nacional no primeiro trimestre substituindo importações e exportações, informou o presidente do GER , Jorge Luis Tamayo.
Isso foi possível devido à reciclagem e valorização de 46 mil toneladas de materiais e resíduos, destinadas a programas e setores estratégicos como a agroindústria açucareira, construção de moradias, geração de energia elétrica e produção de medicamentos, para estes últimos recipientes de vidro.
Entre los objetivos ejecutados se cuentan, además, más de 30 mil toneladas de chatarra ferrosa, material con un valor de 400 dólares la tonelada en el mercado internacional, lo cual tiene un gran impacto en la producción nacional de acero, al dejarse de adquirir en o exterior.
Tamayo destacou a importância da reciclagem e da recuperação de tudo o que o país pode reaproveitar industrialmente, pois isso significa economia de recursos financeiros, ambiente protegido, florestas que não foram derrubadas e aproveitamento de materiais que já atingiram sua vida útil.
Significou que esta atividade é cada vez mais priorizada, uma vez que não só é reciclada, mas também são criados novos produtos com valor agregado e incorporados outros que antes não eram recuperados.
Trata-se de concluir o processo final de uma indústria essencial para evitar que os resíduos se transformem em resíduos sólidos urbanos com elevados níveis de poluição, para o qual é decisiva a ligação com a ciência e a investigação em projectos que completem o processo de valorização., Processamento e tratamento.
Dentre as perspectivas do setor, mencionou-se o aproveitamento de capacidades, recursos financeiros e humanos, a gradual reconversão tecnológica da indústria e a realização de pequenos investimentos para aumentar o valor agregado do produto final e estimular o investimento estrangeiro para impulsionar as exportações e atrair financiamento.
mem/crc/glmv