A atual agressão israelense e a reconstrução de Gaza foram discutidas pelo presidente com o visitante, que foi informado sobre a situação palestina e os contatos diplomáticos para impedir as agressões israelenses nos territórios ocupados, em particular em Jerusalém, informou a agência oficial WAFA.
Abbas também expressou a necessidade de intensificar os esforços para curar os danos causados pelos bombardeios de Tel Aviv contra Gaza e garantir um cessar-fogo incluindo o fim imediato dos ataques israelenses em Jerusalém e na Cisjordânia, incluindo a profanação de policiais e residentes. Complexo da mesquita de Aqsa.
A Mesquita de Al Aqsa, da qual o monarca jordaniano é custodiante, é um dos três lugares mais sagrados do Islã, está localizada em Jerusalém Oriental, Al Quds para muçulmanos, e é alvo de profanação constante por extremistas judeus protegidos por policiais israelenses.
A visita do chanceler jordaniano a esta cidade antecede a programada pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que chegou a Israel, onde se encontrou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em uma viagem que inclui Jordânia e Egito.
ga/msl/glmv