As negociações sobre um possível acordo em torno da iniciativa do presidente, que planeja financiar obras importantes como estradas, pontes e outros, foram reativadas na terça-feira, quando vários republicanos do senado, liderados pelo legislador Shelley Moore Capito, disseram que estavam prontos para reiniciar o debate com um projeto alternativo por um trilhão de dólares.
‘Acho que o povo americano nos apoia aqui em termos de infraestrutura central’,os membros do Partido Republicano estamos decepcionados com a oferta mais recente do presidente Biden no final da semana passada, que abordou questões que não são consideradas infraestrutura tradicional, disse Capito.
Por sua vez, o senador Roger Wicker (R) disse que Biden lhe disse que ele também poderia concordar com essa cifra em primeira instância.
A este respeito, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, não quis comentar os detalhes da proposta da oposição, mas expressou sua confiança de que durante esta semana haverá avanços no debate sobre o tema.
De acordo com o jornal The Hill, a contra-oferta do partido vermelho surge em um momento em que as conversas pareciam ter vários inconvenientes, principalmente sobre como pagar a conta do plano idealizado por Biden e seu escopo antes do prazo final de 31 de maio, Dia dos Caídos, data auto imposta pela administração.
De acordo com o The Washington Post, um grupo de mais de meia dúzia de senadores, incluindo Mitt Romney (R), Susan Collins (R), Rob Portman (R) e Joe Manchin (D), estão nos estágios iniciais de redação de um plano que pode angariar amplo apoio bipartidário depois que as negociações foram interrompidas nos últimos cinco dias entre Biden e Capito.
Os membros da Câmara de Representantes estão fora da capital até meados de junho, e os senadores devem partir amanhã à tarde para um recesso de uma semana e, portanto, terão pouco tempo para cumprir sua agenda. No mês passado, 10 senadores republicanos apresentaram uma contraproposta de US$568 bilhões à Casa Branca, que serviu como abertura do diálogo de semanas com os democratas sobre o assunto.
mem / rgh / hb