Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores rejeitou a certificação do Departamento de Estado dos EUA, que incluiu a nação caribenha na lista daqueles que ‘não cooperam plenamente’ com a luta contra este flagelo, uma ação que descreveu como ‘irresponsável e vergonhosa’.
‘Cuba não mudará seu compromisso com a paz’, enfatiza o texto, que expõe os propósitos políticos dessas alegações, com as quais tentam justificar agressões como o bloqueio econômico, comercial e financeiro sofrido pelo povo cubano.
O governo dos EUA está bem ciente da falsidade destas declarações, diz o documento, e acrescenta que há exemplos concretos da vontade de cooperar, dentro da estrutura dos instrumentos bilaterais existentes e sob o direito internacional.
A ilha ‘mantém seu compromisso com o processo de paz na Colômbia, apesar de ser vítima de repetidos atos antipáticos e desonestos, motivados politicamente’, diz a declaração. O texto também exorta o Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken a confessar que são as autoridades norte-americanas que se recusam a cooperar com Cuba na luta contra o terrorismo, o que está devidamente documentado.
A este respeito, argumenta que Washington nunca devolveu um único dos fugitivos da justiça cubana, nem sequer julgou nenhum deles pelos crimes e atos terroristas cometidos contra o povo da nação caribenha e cidadãos de outros países.
O documento pergunta por que, se a administração de Joseph Biden disse publicamente que a ilha das Antilhas não é uma questão de alta prioridade e que uma revisão da política para o país está em andamento, o Departamento de Estado destaca Cuba pelo terrorismo de uma maneira ‘infundada e ameaçadora’.
‘Como justifica a aplicação contínua das 243 medidas coercitivas unilaterais adotadas pela administração Donald Trump, que incluem o aumento da perseguição financeira e outras medidas de natureza extraterritorial?’ acrescenta.
A declaração ratifica a vontade da nação caribenha de cooperar com as autoridades americanas para enfrentar o flagelo, assim como o faz com outros estados.
mgt/kmg/bm