A mídia impressa como RTBF e RTL Info ecoam o envio de soldados para continuar a busca pelo extremista de direita, que ameaçou matar um virologista e nega a vacinação contra o Covid-19.
Coning, 46, está desaparecido há 12 dias e supostamente roubou armas de seu quartel antes de deixar cartas de despedida a seus parentes, nas quais adverte ‘estar cansado de uma sociedade de políticos e virologistas que tiraram tudo de nós’ promete ‘ junte-se à resistência e não se renda sem lutar. ‘
De acordo com as autoridades, a área de busca assumiu nesta quinta-feira que responde a novas pistas na investigação, e pediram aos cidadãos que não se aproximassem dessas áreas.
O fugitivo, considerado muito perigoso, localizado no nível de ameaça 4, o mais alto do país, mostrou uma postura radical, racista e xenófoba no início do ano passado nas redes sociais.
Segundo a imprensa belga, em fevereiro passado os mecanismos de inteligência colocaram Coning no nível 3 da lista dos radicalizados, então se perguntam como ele poderia escapar.
Da mesma forma, eles relatam que é a primeira vez na Bélgica que um militar ativo é colocado em uma escala de ameaça tão elevada.
agp/wmr/jcfl/gdc