O Índice de Preços e Despesas de Consumo Pessoal (PCE), um indicador chave que é calculado de forma semelhante ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC), aumentou mais do que o esperado devido ao aumento da demanda e dificuldades de sourcing global, de acordo com a fonte.
Esta medição captura os movimentos de precos em uma variedade de bens e serviços e geralmente se considera una medida de inflação de maior alcance, pois reflete os câmbios no comportamento do consumidor e tem um efeito mais amplo que o IPC dado a conhecer pelo Departamento de trabalho.
Na opinião de analistas, grande parte da retomada inflacionária está ligada à reabertura gradativa da economia, bem como a estímulos monetários do governo federal.
Nesse sentido, eles afirmam que os americanos têm dinheiro para gastar e estão ansiosos para usá-lo em coisas que não poderiam fazer ou comprar durante a maior incidência da pandemia Covid-19, o que eleva os preços.
Soma-se a isso, acrescentaram, a escassez de materiais e insumos devido às interrupções causadas pelas restrições globais para conter a doença.
Enquanto isso, o Federal Reserve insiste que a inflação será reduzida à sua meta de 2% para o próximo ano, assim que a economia estiver em uma base mais firme e a pandemia tiver passado.
mgt/acl/jcfl