O apelo foi feito por Raouf Mazou, Alto Comissário Adjunto para Operações do ACNUR, na conclusão de uma visita de quatro dias, informou a agência de notícias Ariana na sexta-feira.
Mazou disse que o Afeganistão está em um momento crítico e histórico, tentando alcançar a paz, portanto, as atividades de alívio e desenvolvimento também devem ser expandidas.
O responsável expressou preocupação com a violência contínua que, apenas nos primeiros cinco meses deste ano de 2021, provocou o deslocamento de 100.000 pessoas.
O apoio da comunidade internacional em aspectos como saúde, educação e meios de subsistência que beneficiam os deslocados nas comunidades anfitriãs também são componentes-chave do processo de paz, disse Mazou.
O Afeganistão tem uma população de quase 35 milhões de pessoas, a maioria delas jovens, que enfrentam insegurança e desafios econômicos.
Da mesma forma, milhões permanecem deslocados dentro e fora do país como refugiados, generosamente recebidos por países como o Irã e o Paquistão, apesar do impacto devastador da pandemia do Covid-19, concluiu o comunicado.
mgt/gfa/jcfl