De acordo com a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), a decisão foi tomada após a confirmação de que a preparação atende aos padrões exigidos de segurança, qualidade e eficácia.
A vacina da Johnson & Johnson é uma vacina de dose única e, de acordo com seu fabricante, demonstrou ser 85% eficaz na prevenção da doença do coronavírus SARS-CoV-2.
O Ministro da Saúde Britânico Matt Hancock saudou a aprovação do preparo, 20 milhões de doses que foram compradas pelo governo britânico e devem estar disponíveis no país nos próximos meses.
Isto dará um novo impulso à bem sucedida campanha de vacinação, que até agora ajudou a salvar mais de 13.000 vidas, pois teremos quatro vacinas seguras e eficazes aprovadas para proteger a população deste vírus horrível’, disse o oficial.
O Reino Unido iniciou o programa de imunização Covid-19 em dezembro passado com o produto desenvolvido pela Pfizer/BioNTech, e mais tarde incorporou o produto AstraZeneca/Oxford e Moderna.
Até o momento, mais de 38,6 milhões de pessoas no Reino Unido receberam pelo menos uma das duas doses necessárias para o tratamento com as três vacinas.
O plano do governo é que até meados de julho toda a população adulta do país, estimada em 53 milhões, terá tido uma chance de ser imunizada contra a doença. De acordo com Hancock, a adição da Johnson & Johnson mais tarde permitirá que essa vacina seja usada na reativação planejada para a temporada de inverno.
mem/nm/bm