Segundo a instituição, o volume de ativos de alta liquidez à disposição do governo chegou a 600,9 bilhões de dólares, um recorde histórico, informou a agência de notícias Sputnik.
O número anterior mais alto foi estabelecido em agosto de 2020, quando as reservas internacionais atingiram 600 sete bilhões de dólares, apesar do impacto econômico causado pela pandemia do Covid-19.
Nos meses seguintes, as reservas diminuíram, mas começaram a crescer de forma constante em abril de 2021.
Outro relatório do Banco Central, cobrindo o quarto trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, indicava que as atuais reservas internacionais do país cobrem integralmente sua dívida externa.
O presidente Vladimir Putin garantiu nesta quarta-feira que a economia nacional está se recuperando gradativamente, apesar do impacto causado pela pandemia do Covid-19.
Em reunião para analisar os problemas econômicos do país, o presidente disse que o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2021 é apenas 1,0 por cento inferior ao do mesmo período do ano passado.
‘É claro que muitos indicadores econômicos ainda não voltaram aos valores anteriores, mas vou reiterar: as mudanças positivas também são evidentes’, sublinhou Putin em seu discurso por videoconferência, segundo a agência de notícias Sputnik.
Ele destacou que durante o primeiro trimestre de 2021 a indústria de manufatura cresceu 1,4 por cento, enquanto em abril aumentou 14,2 por cento.
Entre outras questões, o presidente lembrou que em agosto de 2020 a taxa de desemprego na Rússia atingiu 6,4 por cento, enquanto em abril deste ano era de 5,2.
mgt/mml/jcfl